terça-feira, 6 de novembro de 2007

Mahatma Gandhi


Mohandas Karamchand Gandhi (Devanagari mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi ("Mahatma", do sânscrito "A Grande Alma") (2 de Outubro de 1869 - Nova Déli, 30 de Janeiro de 1948) foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.
Mohandas Karamchan Gandhi, mais conhecido como "Mahatma" (grande
alma) Gandhi, liderou mais de 250 milhões de hindus.
África do Sul, local notório para
discriminação racial, deu para Gandhi os insultos que despertaram sua consciência social. Como advogado Gandhi fez o melhor para descobrir os fatos. Depois de resolver um caso difícil, ele passou deste modo a ser "visto" e comentado.
Gandhi constatou o poder do método de Satyagraha e profetizou como poderia transformar a
civilização moderna. "É uma força que, se ficasse universal, revolucionaria ideais sociais e anularia despotismos e o militarismo."
A Índia ainda estava sofrendo debaixo de regra
colonial britânica. Gandhi sugere que a Índia pode ganhar sua independência por meios não violentos e por via da ego-confianca. Ele rejeita a força bruta e sua opressão e declara que a força da alma ou amor e que se mantém a unidade das pessoas em paz e harmonia.
Gandhi continuou exercendo uma
revolução não violenta para a Índia, e em 1942 ele e outros lideres foram presos. Ele decidiu jejuar, sendo que apenas ele sobreviveu. Quando a guerra terminou, ele afirmou da necessidade de "uma paz real baseada na liberdade e igualdade de todas as raças e nações". Nos últimos anos de sua vida, se tornou mais do que um socialista. Ele havia dito, "Violência é criada por desigualdade, a não violência pela igualdade".
A filosofia de Gandhi e suas idéias sobre o satya e o
ahimsa foram influenciadas pelo Bhagavad Gita e por crenças hindus e da religião jainista. O conceito de 'não-violência' (ahimsa) permaneceu por muito tempo no pensamento religioso da Índia e pode ser encontrado em diversas passagens do textos hindus, budistas e jainistas.

6 comentários:

Unknown disse...

Gandhi!
um dos maiores pacifistas ja existentes!
ter a força que ele teve pra combater a "babilônia" não é pra qualquer um,motivos tem demais pra sua historia ser lembrada até os tempos atuais!

Aline Soares disse...

Isso aee!! Hamilton!!
Concordo demais com vc!!!
Bjão!

Unknown disse...

Galerinha,
Amei o blog!!! Muito bem feito, bem redigido..as postagens são de alto nível...legal mesmo. Sem contar com a idéia, que é super criativa!!! Com certeza, vou adicionar aos meus favoritos!!!
Parabéns a todos e sucesso.
Bjoooooooo

REVISTA disse...

Esse é Gandhi "O Grande"!!!
Mt boa a postagem!

Aline Soares disse...

Obrigada Xaráa!!
Fico feliz por ter gostado do nosso blog!!
Sinta-se a vontade e nos visite sempre que quiser!!

Aline Soares disse...

Bjão a todos!! E um muito obrigada!! :) ;) :) ;) :)