quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Che Guevara


Ernesto Guevara Lynch de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, Argentina, 14 de Junho de 1928La Higuera, Bolívia, 9 de Outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários marxistas da História. Foi considerado pela revista norte-americana Time Magazine umas das cem personalidades mais importantes do século XX.
Fez uma viagem, começado de bicicleta e terminada a pé, pelas províncias argentinas de
Tucumán, Mendoza, Salta, Jujuy e La Rioja, na qual percorreu diversos resorts Andinos.
E em
1951, ainda não tinha terminado a formatura em Medicina, iniciou, com Alberto Granado, uma grande viagem pelo continente na velha moto do companheiro conhecida pelo nome de "La Poderosa". Nessa viagem, Guevara começa a ver a América Latina como uma única entidade económica e cultural. Visita minas de cobre, povoações indígenas e leprosários, interagindo com a população, especialmente os mais humildes. De volta à Argentina em 1953 acaba os estudos de Medicina e passa a dedicar-se à política.
Foi por causa da
visão de tanta miséria e impotência e das lutas e sofrimentos que presenciou em suas viagens que o jovem médico Ernesto Guevara concluiu que a única maneira de acabar com todas as desigualdades sociais era promovendo mudanças na política administrativa mundial.
O regime cubano ainda hoje homenageia Che Guevara, onde é objeto de veneração quase religiosa; as crianças nas escolas cantam: "Pioneros por el comunismo, Seremos como el Che". Seu mausoléu em Santa Clara atrai, todos os anos, milhares de visitantes, muitos dos quais estrangeiros.

9 comentários:

Aline Soares disse...

Me identifico muito com essa figura ae!!!
Admiro demais o que ele fez!!!
bjuss!

Unknown disse...

em um tempo de sociedade igualitaria onde todos eram reprimidos,esse homem foi a força maior de uma geração sem pudor,sem identidade,e sem voz!
Realmente uma figura do POVO!!! inesquecivel em nossos corações,para quem conhece a historia desse grande revolucionario chamado CHE GUEVARA!!

Unknown disse...

é isso ai revolucionario vc não morreu envão............beijão Aline....

Unknown disse...

Parabéns pelo o Blog, eu sempre tive curiosidade de saber sobre esse ícone, mais nunca fui atrás saber quem ele foi, agora sim tive a oportunidade de conhece-lo um pouco melhor.
Parabéns e Sucesso!
Sam Isidoro

Unknown disse...

Pra lutar contra o imperio norte americano se precisa ter muito patriotismo !
esse cara tem,por isso é amado por muitos!
é de se admirar !

Karlinha Brandenburg disse...

pra quem gosta de che uma dica: o diário de uma motocicleta assistam bom d++++++++++++++++ pra quem ja assitiu sabe do q tou dizendo

Unknown disse...

ESSE REVOLUCIONOU!!!
ME ESPELHO NELE!!!

Anônimo disse...

O mundo ainda precisava de vc.. pena vc ter ido...
Vamos deixar marcas assim como Che deixou!
Lembrado até hj!
Parábens pelo blog!

Aline Soares disse...

Obrigada pelos elogios em relação ao blog!!
Continuem interagindo!!
Sintam-se em casa!!
Aeee!!
Bjão a todos!!