quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Madre Teresa de Calcutá


Madre Teresa de Calcutá, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu, (Skopje, 27 de Agosto de 1910Calcutá, 5 de Setembro de 1997) foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana beatificada pela Igreja Católica.
Considerada a missionária do
século XX, concretizou o projeto de apoiar e recuperar os desprotegidos na Índia. Através da sua congregação "Missionárias da Caridade", partiu em direção à conquista de um mundo que acabou rendido ao seu apelo de ajudar o mais pobre dos pobres.
O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o
Templeton Prize, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.
Ao primeiro lar infantil ou "Sishi Bavan" (Casa da Esperança), fundada em
1952, juntou-se o "Lar dos Moribundos", em Kalighat.
Mais de uma década depois, em
1965, a Santa Sé aprovou a Congregação Missionárias da Caridade e, entre 1968 e 1989, estabeleceu a sua presença missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Ceilão, Itália, antiga União Soviética, China, etc.
Morreu em 1997, aos 87 anos, mas o seu trabalho missionário continua através da
irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora. Tratado como um funeral de Estado, vários foram os representantes do mundo que quiseram estar presentes para prestar a sua homenagem. As televisões do mundo inteiro transmitiram em directo durante uma semana, os milhões que queriam vê-la no estádio Netaji. No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa.
Hoje a sua Congregação reúne 3.000 freiras e 400 irmãos, em 87 países, dando apoio aos mais necessitados em cerca de 160 cidades.
Um de seus pensamentos era este: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”.

4 comentários:

Unknown disse...

Está mulher sim foi um exemplo de humanidade e solidariedade, sua marca deixada no mundo marcou tb o coração da maioria da humanidade.

P.S : Parabéns pelo Blog, o tema ta massa, mt sugestivo...

Unknown disse...

Humildade em pessoa essa mulher!
pessoalmente a virtude que mais admiro em um ser
queria que existissem varias dessas pessoas no mundo

aline disse...

Essa ae então!
sem palavras!!
Hj sempre q alguem faz uma boa ação, as pessoas logo associam a ela "MADRE TERESA DE CALCUTÁ!"

Unknown disse...

Maheyva que bom q vc gostou e interagiu com o nosso assunto...é muito interessante na sua profissão e isso faz com que muitas pessoas deixar sua marca aqui fazendo o gesto solidário doando sangue para quem precisa e isso é um grande gesto de amor com o proximo.
bjo.